Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Você Sabia?

    • O condicionador de ar ajudou muito a indústria cinematográfica, pois nos meses de verão, a frequência dos cinemas caía muito e vários deles permaneciam fechados nesse período. Por isso mesmo, os estados do sul dos Estados Unidos foram os primeiros a utilizarem os novos sistemas de condicionadores de ar, que, por volta dos anos 30, já equipavam a maioria dos teatros e cinemas do país. 
    • A primeira instalação de ar condicionado residencial aconteceu na mansão de Charles G. Gates em 1914, em Minneapolis. Dr. Carrier desenhou o aparelho medindo 6m de profundidade, 1,8m de largura, 2,1m de altura, maior e menos potente que os atuais.
    • Outra importante aplicação se deu em 1914, quando Carrier instalou o ar condicionado hospitalar. O sistema introduzia umidade extra no berçário de partos prematuros da Maternidade de Pittsburgh's Allegheny General Hospital. Carrier também equipou a câmara dos deputados dos EUA com condicionadores de ar em 1928, o Senado Americano em 1929 e os escritórios executivos da Casa Branca em 1930, tornando mais agradável o trabalho durante o verão quente e úmido de Washington.
    • Em 1924, o condicionador de ar passou a ser utilizado para resfriar os ambientes de grandes estabelecimentos comerciais e lojas de departamentos de Detroit, Boston e New York, além dos prédios e escritórios. O Edifício Milan, em San Antonio, Texas, construído em 1928, foi o 1º edifício comercial multipiso projetado desde o início para incorporar um sistema de ar condicionado.                                                                                                                                                                                                                                                                                                               
    • Os vagões ferroviários foram os primeiros veículos de passageiros a serem equipados com ar condicionados em 1930 pela ferrovia B&O.

Nenhum comentário:

Postar um comentário