Powered By Blogger

quarta-feira, 24 de junho de 2015

MITOS E VERDADES SOBRE O AR CONDICIONADO

7 Mitos e verdades sobre o ar condicionado

Cada vez mais pessoas têm o conforto de um ar condicionado, mas muitos ainda têm dúvidas sobre o uso e ainda acreditam em antigos contos sobre o aparelho. 
 
1 – Ar Condicionado faz mal à saúde?
Não, muito pelo contrário. Além de aquecer o ar, o equipamento também o filtra oferecendo mais qualidade ao ar que você respira. Por esse motivo, também é indicado o uso de condicionares de ar em hospitais.
2- O ar condicionado pode me deixar gripado?
Não. O que acontece é que, à medida que você diminui a temperatura, todos os modelos de condicionadores de ar reduzem a umidade do ambiente, podendo deixar as mucosas um pouco mais ressecadas e irritadas, em alguns casos. Uma boa solução é adequar à temperatura de acordo com a sua necessidade. Recomenda-se temperatura de 24º para melhor conforto térmico com umidade aceitável.
 
3- O ar condicionado é realmente o vilão da conta de energia elétrica?
Não, o uso do aparelho não vai aumentar significativamente o valor da sua conta de energia elétrica.  Como referência, podemos citar os consumidores, na cidade de São Paulo, que após a instalação do ar condicionado passaram a pagar apenas mais 45 reais mensais acima do valor registrado nas contas anteriores, considerando o uso diário do produto por 8h em todos os dias do mês. É importante destacar que existem outros modelos ainda mais econômicos – aqueles dotados de tecnologia Inverter.
4 – É preciso fazer manutenção nos condicionadores de ar?
Sim. A limpeza dos filtros é bem simples e pode ser feita pelopróprio usuário, mensalmente, seguindo as orientações do manual do produto. Fazendo periodicamente a limpeza dos filtros evita-se o acúmulo de fungos e bactérias.

5 – Minha casa vai ficar mais barulhenta se eu instalar um ar condicionado?
Não. Há opções de condicionadores de ar com tecnologia Inverter que oferecem menor nível de ruído.  Esse ruído gerado pelo ar condicionado é normalmente inferior ao ruído de fontes externas como: carros, motos, caminhão e etc, que podem ser percebidos quando a  quando a janela fica aberta.
6 – Compensa comprar um aparelho se vou usufruir dele apenas no verão?
Sim. Você pode optar por aparelhos que funcionam, também, no modo aquecimento, fazendo valer a pena o investimento e usufruindo do aparelho em dias frios, dispensando o uso de aquecedores de ar.  Além, da filtragem do ar que pode ser utilizada em todas as estações.
7 – Posso comprar qualquer tipo de ar condicionado?
Não. Existem três tipos de condicionadores de ar: Janela (aqueles que são instalados através da parede), portátil (dispositivo móvel que precisa ser conectado à janela ou parede) e os splits (aqueles divididos em duas unidades – externa e interna – interligadas por tubulação específica). É importante consultar um especialista para a correta orientação quanto ao tipo mais adequado de equipamento e disponibilidades técnicas do local.
 fonte: Blog Lge

Nenhum comentário:

Postar um comentário